Notícias / Eventos
Tomada de Posse do Provedor do Estudante
No passado dia 16 de março, tomou posse enquanto Provedor do Estudante do Instituto Politécnico de Tomar (IPT), o Professor Coordenador Horácio Augusto Peixeiro para um segundo mandato.
O presidente do IPT, Eugénio Pina de Almeida, no seu discurso fez referência às qualidades académicas e humanas do Professor Coordenador Horácio Augusto Peixeiro bem como “ao seu bom senso e ao seu compromisso com a função que desempenhou” ao longo do anterior mandato. Aproveitou ainda para reiterar “a certeza do apoio incondicional com que poderá contar por parte da Presidência do IPT”.
Horácio Augusto Peixeiro no seu discurso de tomada de posse recordou que tudo começou depois de terminar a sua carreira docente no IPT, tendo sido convidado para assumir um desafio, que segundo o próprio era “ duplamente novo”, pois traduzia-se em dar corpo “a uma tarefa que se havia criado recentemente no regime jurídico do ensino superior; desenhar, na prática, o perfil do Provedor do estudante”. E fez uma análise do primeiro mandato e do trabalho que teve que define como algo “muito leve”. E, explicou que tudo se deve ao “ bom funcionamento do IPT tanto na vertente administrativa como na pedagógica, permitindo um ambiente favorável ao desenrolar da vida académica.”
O provedor garantiu que neste segundo mandato, terá como meta “a criação de condições para divulgar as funções da Provedoria”. E aproveitou a oportunidade para recordar que a “melhor maneira de defender os interesses dos estudantes é agir de modo a prevenir os conflitos, a criar condições para que os direitos, os interesses, os anseios dos estudantes sejam respeitados.” Por esse motivo, garante que estará sempre disponível para acolher as sugestões que lhe forem apresentadas relativamente à melhoria do funcionamento do IPT.
Durante aquela cerimónia tomada de posse anunciou que, em 2017, o IPT será palco do encontro nacional de Provedores do Estudante do Ensino Superior.